quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Unity

Cá estou eu me aventurando em mais uma engine de programação de jogos, no auge da minha adolescência o que realmente ocupava as minhas tardes era o M.U.G.E.N (http://en.wikipedia.org/wiki/M.U.G.E.N) e foi assim até quando me dei conta que aquilo não era mais para mim, me rendeu bons frutos obviamente, como um pézinho na programação "real", noções de como manipular objetos e a ter um olho crítico para os games.
Mas apesar de ter parado aquilo ainda me "perseguia", eu gostava de fazer aquilo, passava horas e horas aperfeiçoando os personagens que criava e aquilo as vezes me entretia mais do que jogar os jogos.

Pois bem, passado algum tempo depois de ter abandonado a engine sabe-se lá o porque me veio a idéia de procurar outra para aprender, daí me veio a mente uma bem específica que eu vi algumas pessoas utilizando na web, a engine Unity.



Unity é uma engine/tool freeware (ao menos a versão básica) que possibilita a criação de jogos em 2D, 2.5D e 3D. Com componentes que oferecem um certo grau de intuitividade no desenvolvimento do jogo digamos que é um belo atalho entre uma concepção de um jogo e o produto final. Obviamente você não vai sair de um dia para o outro criando jogos espetaculares, mas é uma bela ferramenta e engine que possibilita a publicação do seu jogo nas maiores plataformas existentes hoje em dia, como iOS, PS3 e X360.

Site da Engine/Tool

Vale dizer que eu NUNCA havia tocado em uma engine que trabalhasse com 3D, então o Unity está sendo uma experiência fantástica em todos os quesitos. Desde a modelagem, colisões e até o aperfeiçoamento/aprendizagem de uma linguagem de programação nova, o C#.

No momento estou experimentando e criando um jogo, um spaceshooter com um pé em Geometry Wars e com referência a vários outros existentes, a coisa tá caminhando e em breve postarei o progresso do jogo por aqui através de vídeos e screenshots. No mais, postarei parte dos códigos que desenvolvi criando o jogo, para que outros aventureiros possam experimentar da mesma maneira que estou atualmente.

Até mais.

Nenhum comentário: